OLIMPÍADAS DASK: MUITO ALÉM DA COMPETIÇÃO — SAÚDE, SUPERAÇÃO E CONEXÃO

 


Texto: Tomé Abel Guias
24/05/2024

Ciclismo, corrida, natação, vôlei de praia, tênis de mesa, além de futsal, foram as modalidades presentes nas Olimpíadas DASK da edição deste ano último domingo (24). Muito além da competição, o evento realizado anualmente pelo Diretório Acadêmico Siegfried Kümpel da Faculdade de Teologia do UNASP (campus Engenheiro Coelho/SP) em parceria com a direção da instituição, tem como objetivo principal a promoção da saúde, amizade, conexão familiar e superação entre os alunos da faculdade de teologia e seus familiares.

Organização do evento

David, diretor geral da DASK, contou sobre os desafios para a organização do evento e enfatizou o principal objetivo das olimpíadas e outras atividades realizadas pelo diretório acadêmico. “Então, promovemos várias atividades de lazer, como o Bom de Bíblia, por exemplo... A gente promove entretenimento e lazer para os alunos, mas não só isso. A gente também auxilia na parte acadêmica, com algumas coisas, como descontos em materiais didáticos, livros, etc. Conseguimos entrar em contato com alguns fornecedores para conseguir desconto numa compra mais volumosa. Enfim, o nosso objetivo é facilitar a vida do aluno e ajudar a promover entretenimento para ele, para que ele possa ter uma estadia melhor aqui na faculdade.”

E embora o evento tenha ocorrido em um clima de paz, alegria e conexão entre os alunos da faculdade de teologia, ele demandou atenção e muita sabedoria para que tudo ocorresse de forma tranquila e segura. “O maior desafio nosso até então foi a questão mais burocrática. Porque separar as modalidades e fazer as inscrições até foi tecnicamente um pouco fácil, mas o mais difícil foi a parte burocrática. São várias pessoas envolvidas em todas as tarefas, então a gente teve que desempenhar um tempo bom aqui para resolver essa parte. Entramos em contato com socorristas para darem apoio, e também com batedores para acompanhar os percursos do ciclismo e da corrida”, relatou.

Muito além da competição: saúde e conexão

Evandro Favero, o diretor do curso de teologia, participou do evento de forma ativa. Promotor do estilo de vida saudável e amante de ciclismo, venceu a prova de ciclismo de 25 km e aproveitou o momento para reforçar a importância de atividades que promovem a vida saudável. “Nós precisamos nos desenvolver integralmente, física, mental e espiritualmente. O físico tem a ver com exercício físico, que é uma das bases dos 8 Remédios Naturais. E obviamente, isso aqui não é apenas competição, é promoção da prática do exercício físico. Eu creio que o exercício físico é fundamental para que a gente possa ter uma mente mais clara, não apenas evitar doenças, mas também ter mais disposição mental para discernir a voz de Deus na nossa mente. Então, o exercício é tudo para que possamos viver melhor, ter mais disposição e, consequentemente, pregar o Evangelho com mais vigor.”

Para ele, a prática de atividade física é uma grande oportunidade para reforçar as conexões de amizade entre as famílias e os alunos do curso de teologia. “Faz parte dos nossos valores o relacionamento com Deus e o relacionamento uns com os outros. Um evento como esse ajuda a desenvolver amizade e fortalecer esse vínculo entre os participantes. A Bíblia tem muito essa expressão ‘uns aos outros’. E um evento como esse fortalece esse mandamento bíblico do Novo Testamento.” Ele ainda aproveitou para enfatizar as habilidades que os participantes podem desenvolver ao participar do evento. “A habilidade de se relacionar, de saber perder, que também faz parte. Nem sempre na vida a gente ganha. E a habilidade de cuidar do corpo como templo do Espírito Santo”, concluiu.

Superação e saúde

Elionai, estudante do primeiro ano de teologia, estreou seu primeiro ano na instituição e demonstrou sua alegria ao participar do evento. “Foi uma experiência muito boa, porque já sou ciclista há bastante tempo, mas fiquei um tempo parado. Retomar e completar o percurso foi muito bom.” E embora fosse novato na instituição e estivesse participando pela primeira vez das Olimpíadas DASK, começou com o pé direito ao garantir o 3º lugar na prova de 25 km de ciclismo. “Descobri que consegui o pódio no terceiro lugar. É um motivo de agradecer a Deus, porque esse evento traz não só espírito competitivo e amizade, mas também a valorização da saúde. Sabemos que manter o corpo ativo é muito bom para não estagnar, para não parar.”

Para Elida Araújo dos Santos, esposa de teólogo e vencedora do 1º lugar na corrida de 2,5 km, o evento é importante para estudantes que frequentemente estão envolvidos com as cobranças acadêmicas, o que acarreta stress e ansiedade. “Acredito que o estudo acadêmico é muito importante, mas muitas vezes, ao nos concentrarmos nas provas e questões teóricas, acabamos negligenciando nossa saúde física, e isso tem total relação com nosso emocional e rendimento acadêmico.” Ela também aproveitou o momento para fazer um apelo para que mais pessoas se envolvam em atividades físicas e cuidem da saúde: “Acredito que é importante darmos mais atenção à atividade física e à nossa saúde como um todo, e engajarmos mais pessoas nessas práticas. Eu tive duas gripes muito fortes e, mesmo assim, me inscrevi, mas estava com medo de passar vergonha em comparação aos outros concorrentes. Mas meu esposo me incentivou a competir comigo mesma.”

Saúde, união e a importância do evento

Já Leticia, que participou do evento como torcedora, é estudante de inglês no centro de línguas do UNASP e esposa de Elionai, vencedor do 3º lugar na prova dos 25 km de ciclismo, também demonstrou sua alegria ao participar do evento como torcedora. “Foi uma experiência bem marcante, porque é meu primeiro ano aqui junto com meu marido, e ver que a universidade realiza essas atividades extracurriculares é de louvar.”

“Esse incentivo ao esporte é importante, né? Trazer as atividades para fora da sala de aula, especialmente quando o curso é muito pesado, com muita leitura e computador. O fato de trazer atividades físicas para fora da sala é muito importante, além de promover a saúde”, concluiu Letícia.

Além das provas oferecidas aos estudantes de teologia e suas famílias, o evento contou também com um espaço especial dedicado para as crianças, filhos e filhas dos estudantes, para que elas também tivessem um momento de confraternização, amizade e, claro, muita diversão. E após as provas, o evento contou com um belo piquenique, com muita comida saudável e gostosa, para que todos tivessem a oportunidade de se desconectar e reforçar a amizade através do simples ato de compartilhar uma refeição.

Um comentário:

Siga o blog no Instagram